Marolinha | Crianças e adolescentes | Jornalista lança obra sobre a prevenção e o enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil

Após participar de uma palestra de enfrentamento à pornografia infantil, em 2004, na Universidade de Brasília, a jornalista e professora Aldenora Moraes entrou em contato com uma face perversa da condição humana. A indignação deu lugar à ação e resultou em um mestrado em Comunicação sobre a abordagem da mídia nos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Durante a pandemia, a pesquisa originou a obra Tudo o que você precisa saber para prevenir e enfrentar o abuso sexual de crianças e adolescentes. “Desde o início das pesquisas sobre esse fenômeno, me deparei com histórias pungentes. Por isso, a proposta do livro é falar sobre o tema de uma maneira acessível e sem o horror costumeiro”, esclarece Aldenora.

Para facilitar, a obra responde a 50 questões sobre o abuso sexual infantojuvenil, desde perguntas básicas às mais complexas. A partir de situações fictícias , a jornalista esclarece os mitos que permeiam o tema e indica livros e filmes. “Cito 80 filmes porque acredito que um percurso lúdico pode favorecer a compreensão e permitir uma aproximação com o tema de maneira mais sutil”, explica a jornalista.

O SILÊNCIO PROTEGE O ABUSADOR

Segundo a autora, uma das histórias mais comoventes surgiu em uma conversa em um salão de beleza. “Estava na manicure, quando ela comentou sobre a suspeita de uma criança ser violentada pelo próprio pai. Ela não tinha coragem de fazer a denúncia, mas me deu todos os dados necessários. Fiz a ligação para o Disque 100, no mesmo dia. Após um tempo, a suspeita se confirmou e a criança foi retirada do lar e passou a morar com a avó. Com uma ligação foi possível resgatar uma criança dos estupros”, emociona-se.

No entanto, nem todas as histórias abusivas terminam de maneira similar. A autora defende que tomar consciência de nossa corresponsabilidade ainda é um caminho a ser percorrido. Apenas em 1990, crianças e adolescentes passaram a ser tratados como sujeitos de direitos e, embora, a Constituição enfatize que proteger é um dever de todos, ainda depende da ética e da empatia pessoal.

Segundo a autora, o livro evidencia que o fenômeno não se trata de algo que ocorre apenas em algumas famílias. Para ela, estruturas sociais sustentam e incentivam o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A partir das assimetrias nas relações de poder, meninos e meninas participam de relações forçadas que impactam o desenvolvimento saudável. Por isso a importância da denúncia, a fim de que o ciclo de violência cesse. Ainda segundo Aldenora, “a obra é um alerta para a importância da informação na luta pela proteção da infância e adolescência”, conclui.

Serviço

Tudo o que você precisa saber para prevenir e enfrentar o abuso sexual de crianças e adolescentes

Autora: Aldenora Moraes

Disponível para venda na Amazon e demais livrarias virtuais. 155 páginas; R$ 33,00 reais.

Sobre a autora

Aldenora Moraes é jornalista, professora e mestra em Comunicação. Trabalha na Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD) e apresenta o Podcast EducaDF, da Secretaria de Educação do DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *